Nova versão do eSocial - Prazo para envio de informações de processos trabalhistas prorrogado para abril/2023

A nova versão do eSocial, aprovada pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 33, de 06/10/2022 (Versão S-1.1), será implementada a partir de 16.01.2023, contudo, a disponibilização do sistema para o envio dos dados, relacionados aos eventos dos processo trabalhistas, foi prorrogada para o mês de abril/2023.

Portanto, a partir de 1º.04.2023, todas as empresas deverão imputar no eSocial diversos dados referentes às condenações sofridas na Justiça do Trabalho ou acordos firmados com ex-empregados em reclamações trabalhistas, nas Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e nos Núcleos Intersindicais (Ninter). 

As informações devem ser lançadas por meio de quatro novos eventos:

S-2500 – Processo Trabalhista

S-2501 – Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista

S-5501 – Informações Consolidadas de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

Serão solicitadas diversas informações sobre os dados do processo, período contratual do funcionário, natureza e valor da remuneração mensal, enquadramento sindical, valor pago a título de condenação ou acordo, identificação das verbas salariais e indenizatórias, entre outras.

Segundo as regras divulgadas no novo Manual, as empresas deverão lançar as informações até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à data em que ocorrer: a) o trânsito em julgado da decisão líquida proferida no processo trabalhista; b) a homologação de acordo judicial; c) a decisão homologatória dos cálculos de liquidação da sentença; ou d) a celebração do acordo celebrado perante CCP ou Ninter. 

Assim sendo, o setor de RH das empresas deve se preparar, organizando os fluxos para atendimento da referida demanda, com atenção à necessidade de preenchimento dos eventos/informações necessários dentro do prazo estabelecido, sob pena de pagamento de multa.

O novo manual do eSocial Versão S-1.1 pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico:

https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/mos-s-1-1.pdf

A equipe trabalhista deste Escritório está disponível para maiores esclarecimentos.

 

Juliana Oliveira de Lima Rocha

Daniela Moreira Sampaio Ribeiro

Ana Carolina Lago Bahiense

Victoria Espinheira Fainstein


Voltar para artigos

Em conformidade com a LGPD, utilizamos apenas cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você fica ciente e concorda com o seus termos. Trigueiro Fontes Advogados se reserva o direito de atualizar esta Política de Privacidade sem qualquer aviso prévio. Clique Aqui para Saber Mais