A aplicabilidade do Blockchain no mercado varejista
Thales Maia Almeida

Blockchain é um conjunto de tecnologias digitais, que funciona como um grande banco de dados capaz de registrar e rastrear todas as informações/transações realizadas pelos usuários, desde o seu primeiro registro. 

O seu funcionamento consiste em armazenar informações em lotes, denominados de blocos. Por sua vez, cada informação é inserida em um bloco individual, que possui uma identidade única, denominado de hash.

Os dados armazenados em blockchain, após a sua validação, autenticação e registro, tornam-se imutáveis – ou seja, se uma informação for validada e registrada, não pode ser alterada. 

Caso seja necessária uma complementação na informação, outro bloco é gerado de forma individual, possuindo obrigatoriamente um ID próprio e um código de rastreamento do bloco anteriormente registrado, que são interligados em ordem cronológica, formando assim uma linha contínua de blocos.

A título ilustrativo, assim funciona o blockchain:

 

https://trigueirofontes.com.br/paginas/artigos/2022/agosto/imagens/imagem_artigo.png

         

1 - Um indivíduo deseja lançar um documento de forma segura na rede blockchain.

 

2 - Após o seu lançamento, o documento é convertido em bloco, possuindo identidade única (hash) e código de rastreamento.

 

3 - A rede blockchain recebe o bloco para verificação e autenticação do documento.

 

4 - Finalizado o processo de validação, o bloco é registrado na rede, tornando-se seguro e imutável através de códigos criptografados.

 

5 - O documento registrado pode ser consultado pelas partes envolvidas, podendo o acesso ser restrito a um determinado grupo, ou disponibilizado de forma pública.

 

6 - Caso seja necessário um complemento ou a juntada de um novo documento, todo o processo se repete e um novo bloco é inserido na rede, formando uma cadeia contínua de blocos, com todo o histórico e registro das informações.

 

Cumpre destacar que a referida engrenagem estabelece relações de confiança no ambiente virtual, uma vez que possibilita o acompanhamento da cadeia de informações desde o início, evitando qualquer tipo de fraude ao longo do processo, por conta da imutabilidade dos dados armazenados.

Embora o blockchain tenha uma usabilidade consolidada no mercado de criptomoedas, outros setores passaram a utilizar essa tecnologia em razão da sua praticidade e segurança.

Nesse cenário, grandes empresas do setor de varejo começaram a investir na tecnologia do blockchain, com o objetivo de rastrear e aprimorar as suas etapas de produção. Por meio dessa ferramenta, os fornecedores registram e compartilham em blocos, informações referentes às linhas de produção das mercadorias, podendo ser acompanhadas em tempo real pelos varejistas.

Dessa forma, os dados registrados e agrupados possibilitam que as etapas do processo produtivo sejam monitoradas desde o início. Isso garante transparência e segurança nas cadeias de produção, permitindo o controle de quase todas as etapas do ciclo de vida dos produtos como, por exemplo, o registro de saída, baixa do produto no estoque, chegada em centro de distribuição, entrega para algum estabelecimento comercial e o  processo de entrega até o consumidor final.

A utilização dessa ferramenta nos setores de varejo e logística funciona como uma rede de informações, proporcionando imensos benefícios, desde soluções mais simples até as mais complexas. Esse recurso possibilita a troca simultânea de informações, fortalecendo a transparência e, consequentemente, reduzindo os riscos de eventuais fraudes.

Diante dos inúmeros benefícios da aplicação dessa tecnologia, o blockchain atraiu a atenção do universo corporativo, podendo gerar um valor de U$$ 21,07 bilhões até 2025 no mercado financeiro, segundo estudo publicado pelo Fortune Business Insights1. No entanto, as expectativas de crescimento devem estar alinhadas com a segurança da aplicação e adaptabilidade do blockchain nos diversos setores de produção, surgindo a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o tema, para que a tecnologia se estabeleça de uma forma prática, segura e eficiente no mercado.

 

São Paulo, 31 agosto de 2022.

 

[1] Fortune Business Insights - https://www.fortunebusinessinsights.com/industry-reports/blockchain-market-100072


Voltar para artigos

Em conformidade com a LGPD, utilizamos apenas cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você fica ciente e concorda com o seus termos. Trigueiro Fontes Advogados se reserva o direito de atualizar esta Política de Privacidade sem qualquer aviso prévio. Clique Aqui para Saber Mais